A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve, fora de flagrante delito, um indivíduo estrangeiro de 53 anos fortemente indiciado da prática dos crimes de furto e abuso de cartão de crédito, ambos qualificados, e de falsificação.
Segundo informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a detenção deu-se no seguimento de uma comunicação que foi dirigida à autoridade judiciária.
Em causa estão factos que ocorreram na região do Oeste. Num primeiro momento, ocorreu um furto que vitimou uma turista de nacionalidade estrangeira. O autor do crime, fazendo-se passar, também, por um turista, apropriou-se de cartões de crédito e valores em dinheiro da vítima.
Após proceder à falsificação dos cartões de crédito, o detido dirigiu-se a uma ourivesaria da região, adquirindo peças em ouro em valor próximo dos 31 mil euros. Para efetuar o pagamento, viria a utilizar os cartões de crédito anteriormente furtados.
Segundo a PJ, seriam, de imediato, realizadas as diligências policiais necessárias para "localizar a cidadã estrangeira, vítima de furto, determinar o local e forma de atuação do suspeito". Tudo isto levou a que fossem reunidos "fortes elementos indiciários que conduziram e fundamentaram a detenção", explica a nota.
No decurso daquelas diligências, a Polícia Judiciária contou ainda com a colaboração da PSP de Caldas da Rainha.
O suspeito foi já presente às autoridades judiciárias competentes, para a realização de um primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.
Leia Também: Detido suspeito de incêndio num apartamento em São Miguel