Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

PS felicita Lula. Vitória é contributo para o "reequilíbrio" mundial

O PS felicitou Lula da Silva pela sua vitória nas eleições presidenciais brasileiras de domingo, considerando que representou o triunfo dos valores democráticos e um contributo valioso para o reequilíbrio do quadro geopolítico mundial.

PS felicita Lula. Vitória é contributo para o "reequilíbrio" mundial
Notícias ao Minuto

00:29 - 31/10/22 por Lusa

País Eleições no Brasil

De acordo com os resultados oficiais divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (STE) do Brasil, o antigo Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva venceu a segunda volta da eleição presidencial deste domingo, derrotando o chefe de Estado em exercício, Jair Bolsonaro.

Numa nota enviada à agência Lusa, o PS felicita Lula da Silva pela sua eleição para Presidente da República do Brasil e salienta que se presenciou no domingo "a vitória dos valores democráticos no Brasil, enriquecida por uma mobilização única e histórica do povo brasileiro".

"O PS está convicto de que este resultado se traduzirá na reconciliação com os valores da igualdade e da tolerância, em respeito pelo Estado de Direito e pelos Direitos Humanos. A vitória de Lula da Silva é um fator de esperança para o regresso do Brasil ao concerto das nações, o que significará um contributo valioso para o reequilíbrio do quadro geopolítico mundial", lê-se na nota divulgada pelos socialistas.

No domingo, cerca das 23:00 de Lisboa, o STE deu a eleição como matematicamente definida.

Quando estavam apuradas 99,66% das secções, o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT, esquerda), Lula da Silva tinha 50,88% dos votos, contra 49,12% para Jair Bolsonaro (extrema-direita).

Lula da Silva, que já cumpriu dois mandatos como Presidente, entre 2003 e 2011, regressa ao Palácio do Planalto após uma vitória na segunda volta, a primeira na história democrática recente do Brasil contra um chefe de Estado recandidato.

O antigo sindicalista terá como vice-presidente Geraldo Alckmin, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que já tinha sido seu opositor nas eleições presidenciais de 2006, então pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Leia Também: Presidente de Cuba felicita Lula pela "grande vitória"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório