Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Petição que visa repor o poder de compra das pensões reúne assinaturas

Um grupo de pessoas, que considera a situação dos reformados "inaceitável, reuniu 7.500 assinaturas para apresentar uma petição à Assembleia da República com o título "Repor o poder de compra das Pensões", disse hoje Isabel Gomes.

Petição que visa repor o poder de compra das pensões reúne assinaturas
Notícias ao Minuto

11:14 - 30/10/22 por Lusa

País Reformas

Segundo Isabel Gomes, que integra o grupo de 35 pessoas que se juntaram nesta iniciativa, as assinaturas serão entregues na segunda-feira, pelas 11:00, para sustentar a petição que se encontra na 10.ª Comissão (Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão) com o n.º 58/XV/1ª.

"É inaceitável a situação de reformados cuja pensão não teve qualquer atualização há mais de 10 anos", consideram os autores do documento.

Recordam que a valorização de todas as pensões, substitutivas do rendimento do trabalho para todos os que passam à condição de reformados/aposentados, é no âmbito da Segurança Social -- pública, universal e solidária -- indissociável da atualização anual dos seus montantes, garantindo o poder de compra de todas as pensões, seja das que tem baixos valores, seja das que resultam de carreiras contributivas mais longas e com maiores descontos.

"Só com o cumprimento deste pressuposto será possível assegurar que ao aumento da esperança média de vida corresponda o direito à reforma e a uma pensão anualmente valorizada", referem.

Os autores da petição consideram que não são as medidas tomadas em setembro nem as apresentadas em Orçamento de Estado, que cobrem os 19% de aumentos nos bens alimentares.

Leia Também: Cada vez há mais pessoas e instituições a precisar de ajuda, alerta CNIS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório