Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Faroleiros homenageados em murais de arte urbana em Oeiras

Murais foram pintados pelos artistas 'Miúdo' e 'YOUTHONE'.

Notícias ao Minuto

22:43 - 25/10/22 por Notícias ao Minuto

Cultura Oeiras

Foram inaugurados, na segunda-feira, dois murais de arte urbana em homenagem aos faroleiros, no concelho de Oeiras. 

Segundo uma nota da Autoridade Marítima Nacional (AMN), esta terça-feira divulgada, os murais são uma homenagem aos faroleiros que prestam e prestaram serviço na Direção de Faróis e encontram-se localizados em dois edifícios, afetos a este organismo, no chamado 'Bairro dos Faroleiros', na Praceta Almirante Schultz. 

Nesta iniciativa, realizada entre a Direção de Faróis e a Câmara Municipal de Oeiras, "dois artistas de arte urbana, um dos quais neto de um faroleiro", foram convidados a pintar duas fachadas. Os murais são ainda uma homenagem ao contra-almirante Júlio Schultz Xavier, "engenheiro hidrógrafo e figura incontornável da reformulação geral da rede de sinalização marítima portuguesa e no alumiamento marítimo da costa".

A inauguração das obras, pintadas pelos artistas 'Miúdo' e 'YOUTHONE', contou com a presença do diretor-geral da Autoridade Marítima e comandante-geral da Polícia Marítima, vice-almirante João Dores Aresta, do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, do subdiretor-geral da Autoridade Marítima e 2.º comandante-geral da Polícia Marítima, contra-almirante Nuno Noronha Bragança, do diretor de Faróis, comandante Pedro Miranda de Castro, bem como "diversos representantes da autarquia, faroleiros e respetivos familiares, entre outras entidades".

O 'Bairro dos Faroleiros', na Praceta Almirante Schultz, é constituído por três blocos de seis apartamentos cada, habitados exclusivamente por faroleiros.

Veja as imagens na fotogaleria acima.

Leia Também: Veleiro belga sofre incêndio ao largo de Lagos com duas pessoas a bordo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório