Meteorologia

  • 31 JANEIRO 2023
Tempo
12º
MIN 4º MÁX 14º

ASAE instaurou processo-crime a operador de restauração em Vila do Conde

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou um processo-crime a um operador económico de confeção de refeições em take-away, inserido num complexo industrial, no concelho de Vila do Conde.

ASAE  instaurou processo-crime a operador de restauração em Vila do Conde
Notícias ao Minuto

11:55 - 24/10/22 por Lusa

País ASAE

"Procedeu-se à instauração de um processo-crime por comercialização de géneros alimentícios 'anormais avariados', tendo sido dada notícia do mesmo à autoridade judiciária competente", esclarece hoje a ASAE em comunicado.

Foi também determinada a suspensão de atividade do operador económico em causa, por não reunir as condições mínimas de higiene nas zonas de manipulação de géneros alimentícios, tendo-se verificado a existência, neste espaço, de praga de insetos (baratas) que são potenciais portadoras de salmonelas causadoras de doenças como a disenteria, gastroenterite e febre tifoide.

Além do referido e após serem submetidos a perícia por médico veterinário, a ASAE procedeu ainda à apreensão de 151 quilos de géneros alimentícios no valor estimado de 450 euros, por se considerarem "anormais avariados".

Os produtos apreendidos encontravam-se "deteriorados ou com modificações de natureza e qualidade, resultantes do frio e da má conservação, tendo sido encaminhados para destruição, por falta de requisitos, para Unidade de Transformação de Subprodutos aprovada", sustenta.

Além de confecionar as refeições em take-away, o operador económico prestava também o serviço de refeições para os funcionários e utentes daquele complexo industrial, "não reunindo igualmente, as condições mínimas de higiene e técnico-funcionais para manipulação e comercialização de géneros alimentícios, colocando dessa forma, em perigo a saúde pública", acrescenta a ASAE.

Leia Também: ASAE apreende isqueiros contrafeitos que valiam 82 mil euros

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório