Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

MAI manifesta "satisfação" pelas buscas relacionadas com SIRESP

O Ministério da Administração Interna (MAI) manifestou hoje "satisfação" pelas buscas que a Polícia Judiciária está a efetuar na Secretaria-Geral do MAI, a quatro empresas e três residências particulares relacionadas com os contratos com a rede de emergência do Estado SIRESP.

MAI manifesta "satisfação" pelas buscas relacionadas com SIRESP
Notícias ao Minuto

13:53 - 20/10/22 por Lusa

País Buscas

"O Ministério da Administração Interna manifesta a sua satisfação face às diligências processuais da Polícia Judiciária hoje em curso nas instalações da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) e da empresa Siresp SA", refere o MAI, numa resposta enviada à Lusa.

O Ministério tutelado por José Luís Carneiro recorda que a ex-ministra da Administração Interna e da Justiça Francisca Van Dunem fez uma participação ao Ministério Público em março deste ano para "serem adotadas as providências adequadas às suspeitas sobre a regularidade formal dos atos preparatórios e contratos relativos ao concurso SIRESP".

O MAI refere ainda que a SGMAI e a SIRESP SA vão prestar "toda a colaboração que lhes for solicitada por parte das autoridades competentes".

Segundo a nota divulgada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), a investigação está a ser conduzida pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ.

As buscas domiciliárias e não domiciliárias estão hoje a decorrer em vários locais e visam "a recolha de prova relacionada com eventuais favorecimentos de indivíduos e/ou entidades particulares, em detrimento do interesse público, através de adjudicação de contratos relacionados com o SIRESP".

Em causa estarão os crimes de tráfico de influência, recebimento ou oferta indevidos de vantagem, corrupção passiva, corrupção ativa, participação económica em negócio, abuso de poder e prevaricação.

Leia Também: Altice Portugal confirma que é uma das empresas objeto de buscas da PJ

Recomendados para si

;
Campo obrigatório