Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Três ativistas detidos em bloqueio da sede da Galp

PSP deteve três pessoas que protestavam contra o papel das petrolíferas na crise energética, social e climática.

Três ativistas detidos em bloqueio da sede da Galp
Notícias ao Minuto

11:29 - 17/10/22 por Notícias ao Minuto

País Ativistas

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve três pessoas, na sequência do protesto de um grupo de ativistas, na manhã desta segunda-feira, na sede da Galp, nas Torres de Lisboa.

“As restantes ativistas que participaram do bloqueio seguiram para a esquadra 20, do Bairro Padre Cruz, em apoio às pessoas detidas”, lê-se no comunicado do Climáximo, a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Em causa está a denúncia do “aumento do custo de vida por todo o mundo como consequência de uma economia capitalista e alimentada a combustíveis fósseis e desigualdades sociais”.

“Ao passo que os criminosos lucros das petrolíferas como a Galp triplicam, com a conivência dos governos europeus, os preços aumentam e atiram trabalhadores e famílias para uma crise energética e social em cima da já existente crise climática”, acrescenta a nota.

João Camargo, da Climáximo, coletivo de ativistas que lutam pela justiça climática, disse à Lusa que, com esta ação, os ativistas não pretendem chegar à fala com responsáveis pela empresa.

"Temos de ser honestos. Não temos nada a falar com a Galp. Não queremos nenhuma interlocução com empresas que fazem pior para o presente e para o futuro", concluiu.

Confira o momento em que ocorreu o bloqueio, aqui.

Leia Também: Justiça climática? Ativistas bloquearam sede da Galp em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório