Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Justiça climática? Ativistas bloquearam sede da Galp em Lisboa

Cerca de 20 pessoas estão à porta da sede da petrolífera para protestar contra os lucros recorde da empresa face ao custo de vida.

Justiça climática? Ativistas bloquearam sede da Galp em Lisboa
Notícias ao Minuto

10:09 - 17/10/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Galp

Na manhã desta segunda-feira, cerca de 20 pessoas juntaram-se à porta da sede da Galp, localizada nas Torres de Lisboa, para se manifestarem contra o papel das petrolíferas na crise energética, social e climática.

“A sede da Galp está bloqueada. Neste momento, mais de 20 ativistas estão a bloquear o edifício e vários colaram-se às entradas. A crise do custo de vida é provocada pelos lucros gás petrolíferas que têm de ser travadas”, pode ler-se na publicação da Climáximo, na rede social Twitter.

O movimento internacional pela justiça climática visa protestar contra os lucros recorde da Galp, no valor de “420 milhões de euros no primeiro semestre”, que estão “relacionados com o aumento dos preços e da inflação.

“O aumento do custo de vida dos povos nos países por todo o mundo é consequência de uma economia capitalista construída para ser viciada em combustíveis fósseis. Os lucros das petrolíferas triplicaram este ano, fazendo com que os preços de tudo aumentassem”, lê-se no comunicado da Climáximo, referindo o aproveitamento das petrolíferas da “invasão da Ucrânia pela Rússia para aumentar os seus preços e os seus lucros como nunca”.

As ativistas estão na Galp e vão manter o bloqueio dos acessos à sede, com o objetivo de “interromper a atividade regular e criminosa dentro desta empresa”.

João Camargo, da Climáximo, coletivo de ativistas que lutam pela justiça climática, disse à Lusa que os ativistas não querem chegar à fala com responsáveis pela empresa.

"Temos de ser honestos. Não temos nada a falar com a Galp. Não queremos nenhuma interlocução com empresas que fazem pior para o presente e para o futuro", concluiu.

Leia Também: "Galp tem obrigação legal de fornecer tarifa regulada" sem indemnização

Recomendados para si

;
Campo obrigatório