Foram confirmados mais três casos de infeção humana pelo vírus Monkeypox, em Portugal, na última semana, aumentando para 930 o número total, segundo avançou, esta quinta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS).
"Foram identificados 930 casos confirmados laboratorialmente, somente mais 3 em relação à semana anterior", destacou a DGS numa nota publicada no seu site.
Dos 855 casos já reportados no SINAVEmed (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica), “a maior parte pertence ao grupo etário entre os 30 e 39 anos” e são do sexo masculino (99%). Há ainda registo de oito casos (1%) no sexo feminino.
Até ao passado domingo, foram vacinados 522 contatos "no contexto pós-exposição".
No passado dia 26 de setembro, iniciou-se a "vacinação preventiva para grupos com risco acrescido de infeção humana" por Monkeypox, com base na Norma 006/2022 atualizada a 20 de setembro. Neste contexto, foram vacinadas 88 pessoas.
A DGS acrescentou que as "regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Centro, Norte e Algarve estão a vacinar em locais identificados por cada ARS e as restante regiões estão a organizar a administração de vacinas no contexto preventivo".
"A DGS mantém o acompanhamento da situação epidemiológica, quer a nível nacional quer internacional, partilhando, analisando e adaptando as evidências científicas e as boas práticas na implementação de medidas de saúde pública visando a redução das cadeias de transmissão e o controlo do surto", sublinhou.
Leia Também: Encefalite. O que é e por que está a ser associada à Monkeypox