Meteorologia

  • 04 DEZEMBRO 2022
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 14º

PJ ajuda a desmantelar rede de tráfico de droga com base no Brasil

Depois de terem sido apreendidos três milhões de doses de cocaína em Portugal em junho, foram agora apreendidas armas de fogo, dinheiro e outros equipamentos no Estado do Pará.

PJ ajuda a desmantelar rede de tráfico de droga com base no Brasil
Notícias ao Minuto

10:03 - 06/10/22 por Notícias ao Minuto

País Polícia Judiciária

Depois de, em junho, a Polícia Judiciária (PJ) ter apreendido três milhões de doses de cocaína que chegaram a Portugal dissimuladas num carregamento de açaí congelado, foram agora apreendidas armas de fogo, cheques bancários, dinheiro, equipamentos eletrónicos e de telecomunicações e documentação.

Esta operação, que decorreu em várias cidades do Estado do Pará, no Brasil, contou com a participação da Polícia Judiciária e da Polícia Federal do Brasil.

Estas apreensões resultaram de 22 mandatos de busca em residências e empresas, emitidos pelas autoridades judiciárias brasileiras, no âmbito de uma operação policial de combate ao tráfico internacional de estupefacientes, esclarece a PJ em comunicado.

"Esta operação, que teve o suporte da EUROPOL, foi desenvolvida em articulação com investigação em curso em Portugal no quadro da qual, no passado mês de junho, havia sido realizada uma outra operação", que conduziu à apreensão de cerca de 320 kg de cocaína e à detenção de três cidadãos de nacionalidade brasileira em Portugal.

Recorde-se que entre os detidos estava um "oficial no ativo de uma força policial brasileira, que se encontram em situação de prisão preventiva", detalha a PJ.

A cocaína então apreendida fora expedida a partir do Brasil num contentor marítimo que tinha como carga legal declarada polpa de açaí congelado.

A operação hoje realizada (que contou com a presença no terreno de elementos da Polícia Judiciária) assim como a realizada em território nacional no passado mês de junho, "visaram desmantelar uma organização criminosa com base no Brasil e ramificações em Portugal, que se dedicava à introdução de grandes quantidades de cocaína no continente europeu".

As investigações prosseguem em cooperação com as autoridades brasileiras e com o suporte da Europol.

Leia Também: Apanhado no Aeroporto de Lisboa com 12 mil doses de cocaína no organismo

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório