Meteorologia

  • 06 DEZEMBRO 2022
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 17º

Festival junta 100 entidades para captar novos públicos para a ciência

Com o objetivo de captar novos públicos para as várias áreas do conhecimento, com recurso à cultura, o Festival Internacional de Ciência (FIC.A), decorre em Oeiras de 10 a 16 de outubro, anunciou hoje a organização.

Festival junta 100 entidades para captar novos públicos para a ciência
Notícias ao Minuto

21:08 - 04/10/22 por Lusa

País Oeiras

O FIC.A vai juntar, ao longo dos sete dias, "mais de 100 entidades académicas, científicas, tecnológicas, diplomáticas, governamentais e não-governamentais, apresentando milhares de atividades", como debates, palestras, exposições, espetáculos, concertos, oficinas e formação.

Segundo a organização, estas atividades abordarão "tópicos científicos importantes", com palestrantes e artistas que "estão entre os melhores no seu ramo, trabalhando na vanguarda das suas especialidades".

O festival tem uma componente dedicada às escolas, estando prevista a participação de mais de 18.500 alunos durante os cinco dias da semana, enquanto no fim de semana apresenta um programa para todas as idades "repleto de explorações divertidas e lúdicas, incluindo uma programação cultural inspirada pela ciência".

"A segunda edição do FIC.A inclui centenas e atividades interativas com os públicos para que, de modo sensorial e apelativo, entendam que a ciência está em tudo", adiantou ainda a organização.

Entre as várias atividades disponíveis, o público vai poder assistir a um espetáculo de compreensão da ciência através do ilusionismo, a uma palestra sobre a ligação entre a música e o conhecimento, a uma oficina de ilustração científica, a uma palestra sobre a exploração do universo e a uma visita virtual ao European Space Observatory.

Teresa Lago, professora catedrática e investigadora aposentada da Universidade do Porto e fundadora do Centro de Astrofísica que dirigiu durante 18 anos, é a embaixadora da edição deste ano do festival.

Leia Também: Nobel da Física vai para Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório