Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Nobel da Física vai para Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger

A temporada de 2022 de anúncio dos prémios Nobel começou na segunda-feira, com o da Medicina, e culmina a 7 de outubro com o da Paz, categoria este ano muito aguardada, em tempo de guerra na Europa.

Nobel da Física vai para Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger
Notícias ao Minuto

10:50 - 04/10/22 por Beatriz Maio

Mundo Prémio Nobel

Os vencedores do prémio Nobel de Física são o francês Alain Aspect, o norte-americano John F. Clauser e o austríaco Anton Zeilinger, pelas suas descobertas em mecânica quântica.

Segundo a Real Academia de Ciências da Suécia, esta distinção foi atribuída pelas "experiências com entrelaçamento quântico, estabelecendo a violação das desigualdades dos sinos e a ciência da informação quântica pioneira".

Os resultados das experiências realizadas pelos cientistas abriram caminho para novas tecnologias baseadas em informação quântica.

O prémio foi anunciado esta terça-feira em Estocolmo, na Suécia. A temporada de 2022 de anúncio dos prémios Nobel começou na segunda-feira, com o de Medicina, e culmina a 7 de outubro com o da Paz, categoria este ano muito aguardada, em tempo de guerra na Europa. Pelo meio, serão atribuídos ainda o da Química, dia 5 outubro, e o da Literatura, dia 6.

Sobre os vencedores

O premiado Anton Zeilinger estudou a combinação de vários estados quânticos. O seu grupo de investigação demonstrou o fenómeno apelidado de teletransporte quântico, que torna possível mover um estado quântico de uma partícula para outra à distância.

Alain Aspect desenvolveu uma configuração para, nas palavras da academia sueca, "fechar uma importante lacuna", dado que conseguiu alterar as definições de medição após uma combinação ter-se separado da sua fonte, pelo que a definição que existia quando foram emitidas não podia afetar o resultado.

John Clauser construiu um aparelho capaz de emitir dois fotões, cada um em direção a um filtro que testa a sua polarização. O resultado foi uma clara violação da desigualdade do sino e a concordância com as previsões da mecânica quântica.

Em curso, estão intensas investigações de forma a perceber como é possível utilizar as propriedades especiais dos sistemas de partículas individuais para construir computadores quânticos, melhorar as medições, construir redes quânticas e estabelecer uma comunicação quântica encriptada segura.

De acordo com a organização que atribuiu o reconhecimento aos três físicos, "o desenvolvimento de ferramentas experimentais por parte dos vencedores de 2022 lançou as bases para uma nova era de tecnologia quântica". Assim, não só os estudos permitiram "ser capaz de manipular e gerir estados quânticos" como dão "acesso a ferramentas com potencial inesperado".

Os vencedores recebem um diploma, uma medalha de ouro e uma quantia em dinheiro, que este ano será de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a cerca de 919 mil euros, a dividir pelas várias categorias.

Os vencedores das seis categorias serão anunciados diariamente, estando a premiação presencial marcada para o dia 10 de dezembro.

Leia Também: Prémio Nobel da Medicina vai para sueco Svante Pääbo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório