Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Condecorações, missa e Galo de Barcelos. O que fez Marcelo nos EUA?

A visita do chefe de Estado à Califórnia termina esta quarta-feira.

Condecorações, missa e Galo de Barcelos. O que fez Marcelo nos EUA?

O Presidente da República visitou, esta semana, o estado norte-americano da Califórnia onde já protagonizou alguns momentos - e não só junto das comunidades portuguesas.

Só nas últimas horas, Marcelo Rebelo de Sousa fez o primeiro lançamento de um jogo de basebol, no estádio Oracle Park, na cidade de São Francisco.

Com uma camisola dos Giants, e com um 73 - correspondente à sua idade - na camisola, Marcelo lançou a bola para as mãos do japonês Taira Uematsu, um dos treinadores da equipa californiana, que ganhou, na noite de terça-feira, contra os Colorado Rockies.

Mas este não foi o único momento de protagonismo de Marcelo, que tirou fotografias com pelo menos um grupo de portugueses que assistia ao jogo. Também os trajes tradicionais portugueses não faltaram 'em campo', com um grupo que, pelas fotografias, trouxe a musicalidade até um campo de basebol. 

Para além de aparecer nas capas dos jornais portugueses, Marcelo Rebelo de Sousa tem aparecido também nas publicações californianas.

"Presidente português vai fazer o primeiro lançamento no estádio dos Giants, em São Francisco", anunciava a publicação Herald News já na semana passada. "Presidente de Portugal visita Gustine, e outras cidades californianas", lia-se no Sacramento Bee da passada segunda-feira, 26 de setembro.

O chefe de Estado visitou, entre outras coisas, a Igreja Nacional Portuguesa das Cinco Chagas, em São José, onde assistiu e discursou durante a missa. "Onde esteja um português, está Portugal. Por isso o nosso território espiritual é muito maior que um território físico", afirmou durante a cerimónia.

Marcelo condecorou ainda, na cidade de Gustine, um empresário português, João Pires, "o segundo industrial de lacticínios reconhecido por Portugal", de acordo com o que escreve o Portuguese Tribune, publicação dedicada às comunidades de língua portuguesa. "Recebeu a Ordem de Mérito, grau Comendador", escreve a publicação.

No que diz respeito ao tecido empresarial, Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou ainda a visita para, na terça-feira, visitar a Amorim Cork America, onde "teve a oportunidade de conviver com os compatriotas que trabalham naquelas instalações".

Leia Também: Marcelo termina hoje visita às comunidades emigrantes da Costa Oeste

Recomendados para si

;
Campo obrigatório