Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Covid-19. Que grupos estão a ser chamados para a vacinação?

Se tem dúvidas, o Serviço Nacional de Saúde fez uma publicação nas redes sociais de modo a esclarecer os utentes.

Covid-19. Que grupos estão a ser chamados para a vacinação?
Notícias ao Minuto

20:03 - 22/09/22 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Está em marcha uma nova 'vaga' de vacinação contra a Covid-19. Mas sabe se faz parte dos grupos que, atualmente, estão a ser chamados para ser inoculados? Para tirar as dúvidas que ainda possam persistir, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) fez uma publicação nas redes sociais de modo a esclarecer os utentes. 

Antes de mais, é necessário saber que "a vacina reduz o risco de infeção por Covid-19 e aumenta a proteção contra a doença grave". O SNS destaca ainda que "a vacina protege", pelo que deve tomá-la caso se encontre num destes quatro grupos que, de momento, estão a ser chamados. 

São eles: 

  • Maiores de 60 anos; 
  • Grupos de risco: 
  • Profissionais de saúde; 
  • Profissionais e residentes em Lares. 

De recordar que o índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 ultrapassou o limiar de 1 em Portugal, estando nos 1,03, e a média de infeções subiu ligeiramente para os 2.642 casos diários, indicou ontem o Instituto Ricardo Jorge (INSA).

A nível regional, os dados divulgados indicam que o Rt é de 0,98 no Centro, enquanto as restantes seis regiões estão com este indicador acima do limiar de 1, mais duas do que na semana anterior. O Norte apresenta um Rt de 1,03, Lisboa e Vale do Tejo de 1,03, o Alentejo de 1,04, o Algarve de 1,07, os Açores de 1,18 e a Madeira de 1,33.

Leia Também: Índice de transmissão da Covid-19 ultrapassa o limiar de 1 em Portugal  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório