Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 15º

Na Saúde e ao lado de Costa. Quem são os novos secretários de Estado?

A cerimónia de tomada de posse decorreu esta sexta-feira.

Notícias ao Minuto

22:13 - 16/09/22 por Notícias ao Minuto

País Governo

O Governo tem três 'novas caras' que tomaram posse como secretários de Estado. A cerimónia decorreu, esta sexta-feira, no Palácio de Belém, no distrito de Lisboa, e para além do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, estiveram também presentes o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

Mas, afinal, quem são estes novos responsáveis?


Luís Miguel da Silva Alves

Luís Alves assume funções como secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, que era até agora o presidente da Câmara de Caminha, desde 2013, e também líder da Federação Distrital de Viana do Castelo. Luís Alves ocupa agora um dos cargos mais próximos do chefe de Governo, depois de já ter trabalhado com António Costa em 2006 e 2007 - quando Costa era ministro da Administração Interna do Governo de José Sócrates - e também como adjunto quando o atual primeiro-ministro era autarca de Lisboa, entre 2007 e 2009

O novo Governo, que tomou posse em março, não tinha previsto nenhum nome para este cargo, que foi ocupado pela última vez por Tiago Antunes que transitou para o cargo de secretário de Estado dos Assuntos Europeus. O cargo também já foi ocupado por Mariana Vieira da Silva, entre 2015 e 2019.

Margarida Fernandes Tavares 

Margarida Tavares assume o cargo de secretária da Promoção da Saúde, um lugar inédito até agora - novidade "realçada" pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que deu declarações após a tomada de posse destes responsáveis. A médica trabalhava até agora, à semelhança de Pizarro, no Hospital de São João, no Porto, e é especialista em infecciologia.

A médica é membro do Conselho Nacional de Saúde Pública desde 2020 e também diretora do Programa Prioritário para a área das Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana desde 2021.

Ricardo Jorge Almeida Perdigão Seleiro Mestre

Ricardo Mestre assume agora o cargo de secretário de Estado da Saúde, substituindo assim Lacerda Sales, que assume o seu lugar como deputado. O responsável já estava em funções no Ministério da Saúde, sendo desde junho passado o subdiretor da Direção-Geral de Saúde. A formação deste responsável é na área económica, tendo, no entanto, uma especialização em Administração Hospitalar.

Os três responsáveis que deixam a pasta da Saúde - Marta Temido, António Lacerda Sales e Fátima Fonseca - assumiram já o seu lugar na Assembleia da República como deputados.

No final da cerimónia, o ministro da Saúde agradeceu ao Presidente da República a promulgação do decreto-lei que cria a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, para a qual disse que fará convites nos próximos dias.

Leia Também: Marcelo promulga direção executiva do SNS. "É um novo começo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório