Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

Parlamento autoriza ida de Marcelo às cerimónias fúnebres de Isabel II

O parlamento autorizou hoje a ida do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a Londres para representar o Estado português nas cerimónias fúnebres da monarca do Reino Unido, Isabel II, com abstenção do BE.

Parlamento autoriza ida de Marcelo às cerimónias fúnebres de Isabel II
Notícias ao Minuto

15:50 - 16/09/22 por Lusa

País Rainha Isabel II

Em carta dirigida à Assembleia da República com data de sábado, que deu entrada na segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa pediu assentimento para se deslocar a Londres entre o próximo domingo e terça-feira.

O funeral de Isabel II está marcado para a próxima segunda-feira, 19 de setembro.

Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em 21 de abril de 1926, em Londres, e teve um reinado de 70 anos, iniciado em 1952, aos 25 anos, na sequência da morte do pai, George VI, que passou a reinar quando o irmão abdicou. Morreu na quinta-feira, aos 96 anos.

Marcelo Rebelo de Sousa reagiu à morte de Isabel II em Brasília, onde se encontrava para participar nas celebrações do bicentenário da independência do Brasil, manifestando "profunda e sincera consternação".

Numa mensagem dirigida ao novo monarca do Reino Unido, Carlos III, o chefe de Estado português escreveu que Isabel II "permanecerá para todos um exemplo de coragem, de dedicação, de estabilidade e de inabalável sentido de serviço público, como o foi ao longo dos seus mais de 96 anos de vida e 70 anos de reinado".

O assentimento da Assembleia da República às deslocações do chefe de Estado é uma formalidade imposta pela Constituição, que estabelece que o Presidente da República não pode ausentar-se do território nacional sem autorização do parlamento.

Frequentemente, as datas das deslocações oficiais incluem, por segurança, um ou dois dias a mais do que o período efetivo das respetivas visitas.

Leia Também: Carlos III foi informado por telefone de que a rainha estava a morrer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório