Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Gomes Cravinho e Blinken discutem "consequências da guerra na Ucrânia"

Reunião foi o primeiro encontro bilateral entre os chefes da diplomacia de Portugal e dos Estados Unidos da América.

Gomes Cravinho e Blinken discutem "consequências da guerra na Ucrânia"
Notícias ao Minuto

23:03 - 15/09/22 por Notícias ao Minuto

País MNE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, encontrou-se, esta quinta-feira, com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken. A reunião, que decorreu em Washington, foi o primeiro encontro bilateral entre os chefes da diplomacia de Portugal e dos Estados Unidos da América.

Na rede social Twitter, o Ministério dos Negócios Estrangeiros publicou imagens do encontro e destacou que, “em tempos difíceis para a política externa, Portugal e os EUA constroem pontes para enfrentar as consequências da guerra na Ucrânia e colaboram em prioridades comuns, incluindo África, América Latina e o [oceano] Atlântico”.

O ministro destacou ainda que a ocasião serviu para “reiterar a importância das relações bilaterais, bem como Portugal como país atlantista, membro fundador na NATO e um tradicional aliado dos EUA”.

Além de Blinken, Gomes Cravinho reuniu-se também com o conselheiro do Presidente dos EUA para a Segurança Nacional, Jake Sullivan, com membros do Congresso luso-descendentes e com a comunidade portuguesa em Washington.

Sobre a reunião com Jake Sullivan, o ministro considerou que foi “uma oportunidade para relembrar o apoio de Portugal à Ucrânia e a importância do relacionamento transatlântico”.

Segundo anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros no início da semana, João Gomes Cravinho irá permanecer na capital norte-americana até sexta-feira.

Leia Também: Isabel II. Gomes Cravinho afirma que se "perdeu uma amiga de Portugal"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório