Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 21º

Airbus em Santo Tirso. "É uma honra fazermos parte desta equipa europeia"

As instalações já estão em funcionamento, contando com 100 trabalhadores.

Airbus em Santo Tirso. "É uma honra fazermos parte desta equipa europeia"
Notícias ao Minuto

13:06 - 14/09/22 por Notícias ao Minuto

Economia Aeronáutica

O primeiro-ministro português, António Costa, marcou presença na inauguração das instalações da Airbus Atlantic Portugal, esta quarta-feira, em Santo Tirso. Na cerimónia, o chefe do Governo adiantou que as instalações já estão em funcionamento, com 100 trabalhadores, número que deverá crescer tanto este ano, como no próximo.

O crescimento será também evidente em termos de produção, uma vez que  "parte desta infraestrutura [já está] preparada para novas linhas de montagem, e a Airbus já reservou mais um lote para poder, no futuro, expandir a sua atividade aqui nesta zona industrial", salientou António Costa.

“A Airbus é uma grande empresa global, uma empresa europeia que compete à escala global, e é para nós uma enorme honra fazermos parte desta equipa europeia que ajuda a competir à escala global na produção de aviões e de outras aeronaves”, complementou.

O responsável destacou ainda que a relação de Portugal com o grupo Airbus não se limita "a este investimento industrial em Santo Tirso", apontando que "há outro investimento muito importante", nomeadamente o Global Business Center, em Lisboa, e que conta já com 300 funcionários e "uma perspetiva tão ambiciosa de crescimento até 2025".

António Costa apontou, contudo, que a Airbus, "além do investimento direto que faz, contribui mais ainda para a nossa economia, e contribui, desde logo, com a aquisição que faz a diferentes empresas portuguesas, num conjunto de bens ou de serviços". Nessa linha, o primeiro-ministro esclareceu que, no último ano, essas aquisições foram de “cerca de 65 milhões de euros de compras feitas no mercado português, desde peças industriais a software altamente sofisticado para a indústria da aviação”.

"É, por isso, um parceiro de presente e de futuro, e é com muito agrado que vemos a Airbus desenvolver também novas parcerias na área da inovação com outras empresas portuguesas, na busca de procurarmos ter, cada vez mais, peças e aeronaves mais eficientes e adaptadas ao novo mundo energético em que precisamos de viver, desde logo porque é fundamental contribuir para diminuir o impacto da atividade aeronáutica nas emissões de carbono", apontou.

Nessa linha, o responsável considerou que Portugal tem "uma aliança sólida" com o grupo Airbus, pelo que o país "continuará a desempenhar um papel relevante na estratégia global" da empresa.

"Para nós, isso é muito importante. Portugal definiu, em 2017, a área do aeroespacial como um novo cluster em que queremos desenvolver o nosso país", recordou, indicando que, atualmente, Portugal conta com "cerca de 90 empresas, mais de 18 mil postos de trabalho, e um volume de negócios de 1.700 milhões de euros anuais", em diferentes polos do país.

António Costa manifestou, assim, "a ambição de continuar a crescer", razão pela qual foi aprovada uma "estratégia nacional para o espaço com a criação da Agência Espacial Portuguesa", bem como a realização de trabalhos em parceria com o cluster da indústria aeronáutica.

Leia Também: Lucro da Airbus recua quase 15% para 1.901 milhões de euros até junho

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório