A rainha Isabel II morreu na passada quinta-feira, 8 de setembro, e a notícia foi recebida em todo o mundo com dor e consternação. Milhares deixaram flores e mensagens para a monarca junto a palácios no Reino Unido - Buckingham, em Londres, e Holyroodhouse, em Edimburgo, por exemplo.
Para quem quer deixar uma mensagem de condolências à família real britânica pode fazê-lo através do website oficial desta. "Uma seleção de mensagens será transmitida aos membros da família real e poderão ser inseridas nos arquivos reais para a posteridade", informa-se.
Mas, se está em Portugal e quer algo mais pessoal, saiba que há dois locais no continente onde se poderá deslocar para assinar um livro de condolências: a Embaixada britânica em Lisboa e o Vice Consulado em Portimão.
Nas redes sociais, a Conta oficial da Embaixada Britânica em Portugal revelou os horários em que os cidadãos se podem deslocar a ambos os locais e prestar homenagem a Isabel II: "Livros de condolências disponíveis até 16 de setembro (10h-16h) na Embaixada Britânica em Lisboa e no Vice Consulado em Portimão para os que queiram prestar homenagem".
Estamos profundamente consternados com o falecimento de Sua Majestade a Rainha Isabel II. As nossas condolências @RoyalFamily. Livros de condolências disponíveis até 16 Set (10h-16h) @ Embaixada Britânica Lisboa e Vice Consulado Portimão para os que queiram prestar homenagem.
— UK in Portugal 🇬🇧🇵🇹 (@ukinportugal) September 9, 2022
Quem já se deslocou à Embaixada Britânica em Lisboa, no passado dia 10, para escrever no livro de condolências à monarca, que morreu aos 96 anos, foi o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa. Tal foi sublinhado por Chris Sainty, Embaixador Britânico em Portugal, e numa nota publicada no site oficial da Presidência.
"O Presidente da República esteve hoje [dia 10] na Residência Oficial do Embaixador do Reino Unido em Lisboa, onde assinou o Livro de Condolências por motivo do falecimento de Sua Majestade a Rainha Isabel II", pode ler-se.
Yesterday evening His Excellency the President of the Republic came to our Residence to sign our Book of Condolence on behalf of the Portuguese people.
— Chris Sainty 🇬🇧 (@ChrisSaintyUK) September 11, 2022
Thank you, Sir, for this beautiful gesture of affection and respect for Her Majesty.
🇬🇧🤝🇵🇹 pic.twitter.com/fLgHjUjZ0G
Leia Também: Rei Carlos III já em Belfast para a primeira visita à Irlanda do Norte