Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

António Costa satisfeito com progressos no processo de paz em Moçambique

O primeiro-ministro português, António Costa, manifestou hoje em Maputo satisfação com o processo de paz que está a ser implementado pelo Governo moçambicano e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição.

António Costa satisfeito com progressos no processo de paz em Moçambique
Notícias ao Minuto

16:31 - 01/09/22 por Lusa

País Cimeira

"Manifestar a minha congratulação pela evolução muito positiva que se registou desde a nossa anterior cimeira em 2019, no processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração" do braço armado da Renamo, afirmou Costa.

O governante português fez a avaliação, numa declaração à comunicação social, no final de um encontro de cortesia com a presidente da Assembleia da República de Moçambique, Esperança Bias.

António Costa assinalou que os progressos na estabilização da situação política e militar no país africano "selam a paz interna".

Costa destacou a importância do parlamento moçambicano no aprofundamento do processo de paz, democracia e das relações de cooperação com Portugal.

"Nos Estados democráticos, as relações não são só entre governos, são também entre parlamentos", enfatizou.

Por seu turno, a presidente da Assembleia da República de Moçambique agradeceu a Portugal pelo apoio que tem prestado em vários domínios, realçando a ajuda no combate aos grupos armados que protagonizam ataques na província de Cabo Delgado, região norte, e na assistência humanitária às vítimas das calamidades naturais.

"Portugal tem estado com Moçambique nos momentos mais difíceis, como no combate ao terrorismo e desastres naturais", frisou Esperança Bias.

Bias reconheceu também a ajuda de Portugal no combate à pandemia de covid-19, realçando o caráter excecional do apoio num contexto em que o país europeu também foi severamente assolado pela emergência sanitária.

Leia Também: Reforçados projetos ao abrigo do programa de cooperação com Moçambique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório