Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Marinha interceta petroleiro com "movimento suspeito" em águas nacionais

Em causa a atividade de trasfega de crude em Portugal. Navio encontrava-se a "pairar dentro das águas sob jurisdição nacional".

Marinha interceta petroleiro com "movimento suspeito" em águas nacionais
Notícias ao Minuto

16:10 - 21/08/22 por Notícias ao Minuto

País Petroleiro

A Marinha Portuguesa intercetou, "às primeiras horas de sábado", um navio petroleiro que se encontrava a "pairar dentro das águas sob jurisdição nacional". A ação decorreu após o Centro de Operações Marítimas da Marinha ter detetado "nos últimos dias o movimento suspeito de um navio petroleiro".

Em causa está a vigilância de atividade de trasfega de crude em Portugal. De acordo com comunicado partilhado pela Marinha nas redes sociais, "o navio da Marinha NRP Cassiopeia dirigiu-se para o local, a cerca de 85 milhas náuticas a sul de Portimão, o equivalente a mais de 155 quilómetros, no âmbito da patrulha e vigilância dos espaços marítimos, para efetuar a interseção com o navio-tanque com pavilhão da República da Síria".

A nota indica que o petroleiro estava "perto do limite sul da Zona Económica Exclusiva (ZEE), apresentando comportamento que indiciava preparativos para a prática de abastecimento e trasfega de crude, ações conhecidas como'"bunkering'".

O navio da Marinha aproximou-se e estabeleceu comunicações com o mesmo, pelo que petroleiro em causa "alegou que se encontrava com avaria nas máquinas principais e que necessitava de algumas horas para a sua reparação". O navio indicou ainda "que estava a aguardar instruções da companhia sobre o porto de destino".

A Marinha Portuguesa alertou que Portugal "ao abrigo da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, não autoriza a realização atividades de reabastecimento dentro da Zona Económica Exclusiva Nacional, por acarretarem um risco potencial para a ocorrência de poluição no mar", sendo que horas depois, o navio retomou a navegação, "encontrando-se atualmente a sair da ZEE de Portugal Continental".

Leia Também: Navio hidrográfico D. Carlos I termina missão nos Açores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório