Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Mais 830 kg de amêijoa japónica apreendidos em Alcochete

Desta ação, resultou ainda a apreensão, pela Polícia Marítima, de três embarcações. É a quarta apreensão no distrito de Setúbal desde o inicio do mês.

Mais 830 kg de amêijoa japónica apreendidos em Alcochete
Notícias ao Minuto

18:03 - 19/08/22 por Notícias ao Minuto

País Apreensão

O Comando Territorial de Setúbal da Guarda Nacional Republicana (GNR), em conjunto com a Polícia Marítima, apreendeu na quinta-feira um total de 830 quilos de amêijoa-japonesa, bem como três embarcações.

Segundo informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a apreensão deu-se na sequência de uma ação de fiscalização à apanha de bivalves, na bacia do Tejo e na Península de Setúbal.

Em Alcochete, as autoridades viriam a abordar dois veículos, nos quais seguiam cinco indivíduos, com idades compreendidas entre os 24 e os 30 anos, que foram devidamente identificados. Constatou-se, depois, que os mesmos transportavam os bivalves em situação irregular

Foram ainda elaborados os respetivos autos de contraordenação por "transporte de amêijoa sem Documento de Registo de Moluscos Bivalves Vivos, Equinodermes e Tunicados", motivo que levou à apreensão dos bivalves, informa a GNR.

Esta é a quarta apreensão no distrito de Setúbal desde o inicio do mês.

Desta ação, resultou ainda a apreensão, pela Polícia Marítima, de três embarcações que se encontravam a praticar a atividade de captura de bivalves, após terem capturado cerca de 480 quilos de amêijoa-japonesa que se encontrava "acondicionada de forma ilegal" a bordo da embarcação.

A GNR relembra, na mesma nota, que os moluscos bivalves "acumulam microrganismos e substâncias químicas" e que, por isso, "existem perigos químicos associados" aos mesmos, pois podem "causar intoxicações".

Leia Também: GNR apreende três toneladas de amêijoa japonesa no Montijo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório