ASAE apreende milhares de "imitações perigosas de géneros alimentícios"

Os artigos poderiam colocar em perigo a saúde, causando asfixia ou intoxicações, entre outros problemas. Ação decorreu nos concelhos do Porto e de Barcelos.

CAFÉ PASTELARIA RESTAURANTE

© iStock

Notícias ao Minuto
18/08/2022 15:46 ‧ 18/08/2022 por Notícias ao Minuto

País

ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 3.700 imitações perigosas de géneros alimentícios, de acordo com um comunicado enviado esta quinta-feira.

A mesma nota refere que a operação de fiscalização decorreu nos concelhos do Porto e de Barcelos, e foi focada no cumprimento dos requisitos legais desses artigos.

"Esses produtos, embora não sendo géneros alimentícios, possuem o aspeto, a forma, a cor, o cheiro, o acondicionamento, a rotulagem, o volume, as dimensões, ou qualquer combinação destas características, suscetíveis de induzir os consumidores, em especial as crianças, a confundi-los com géneros alimentícios e, por esse motivo, os levem à boca, os chupem ou ingiram, podendo constituir um risco", adiantaram.

Os milhares de artigos tinham um valor estimado na ordem dos cerca de 15 mil euros.

O fabrico, a comercialização, a importação de produtos suscetíveis de serem facilmente confundidos com géneros alimentícios, são proibidos nos termos da legislação de harmonização da União e da legislação nacional.

Os artigos em questão são, tal como relembra a ASAE, possíveis de colocar em risco a segurança dos consumidores, designadamente causando "asfixias, intoxicações, perfurações ou obstruções do aparelho digestivo".

Leia Também: Mais de 200 queixas contra Ministério da Educação. Vouchers lideram

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas