Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Incendiária condenada a pena suspensa detida por atear sete fogos

Mulher agiu "motivada por incendiarismo". Último fogo que ateou foi no passado dia 12 de agosto.

Incendiária condenada a pena suspensa detida por atear sete fogos
Notícias ao Minuto

13:41 - 18/08/22 por Notícias ao Minuto

País Incêndios

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na quarta-feira, uma mulher, de 45 anos, suspeita de atear sete incêndios florestais, ocorridos nos meses de julho e agosto de 2021 e 2022, em Portela Susã, no concelho de Viana do Castelo. De acordo com a autoridade, o último incêndio registou-se no passado dia 12 de agosto.

"Os vários locais onde os incêndios ocorreram situam-se numa zona onde existem condições de propagação a manchas florestais de grandes dimensões, gerando enorme risco, potencialmente alimentado pela carga combustível ali existente e pela orografia própria da região, o que se traduziu em elevadíssimo perigo concreto para as pessoas, para os seus bens patrimoniais e para o ambiente", lê-se num comunicado da PJ, divulgado esta quinta-feira. 

Segundo a mesma nota, os incêndios "consumiram vegetação herbácea, arbustiva e arbórea, só não atingindo maiores proporções devido à rápida e eficaz intervenção dos Bombeiros Sapadores e Voluntários de Viana do Castelo e Sapadores Florestais de Carvoeiro".

Os locais da freguesia onde ocorreram os incêndios são, "recorrentemente e há vários anos a esta parte, alvo de ignições com natureza dolosa", sublinha.

A detida terá recorrido "a chama direta" para as respetivas ignições e atuou "motivada por incendiarismo".

A mulher tem já antecedentes policiais e criminais pela prática de crime de incêndio florestal, "tendo sido condenada em pena de prisão, cuja execução se encontra suspensa".

A suspeita será presente à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

Leia Também: Concurso para novo Centro Formação da GNR em Portalegre está a avançar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório