Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Comité das Regiões é "essencial para o sucesso do projeto europeu"

Estas declarações foram proferidas na sequência, tal como esclarece o chefe do Governo, António Costa, da reunião que teve com o presidente desta entidade, Vasco Cordeiro.

Comité das Regiões é "essencial para o sucesso do projeto europeu"
Notícias ao Minuto

19:00 - 09/08/22 por Ema Gil Pires

País António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou esta terça-feira, através de uma publicação na rede social Twitter, que o Comité Europeu das Regiões é um "parceiro essencial para o sucesso do projeto europeu".

Estas declarações foram proferidas na sequência, tal como esclarece o chefe do Governo, da reunião que teve com o presidente desta entidade, Vasco Cordeiro.

"Partilhámos impressões sobre o futuro da UE [União Europeia] e formas de apoio às nossas cidades, regiões e territórios", escreveu ainda António Costa.

O encontro decorreu a partir das 15h30 desta terça-feira, na residência oficial do primeiro-ministro, o Palacete de São Bento.

Após a reunião, em declarações aos jornalistas, o presidente do Comité das Regiões veio defender um processo de reflexão sobre o futuro da política de coesão da União Europeia - destacando as "lições" que foram dadas pela pandemia de covid-19 e pela guerra na Ucrânia.

Vasco Cordeiro trata-se do primeiro português a presidir ao Comité das Regiões da União Europeia, cargo para o qual foi eleito em junho e que ocupará por um período de dois anos e meio.

É ainda conhecido por ter sido líder do Governo Regional dos Açores entre 2012 e 2020, tendo sucedido a Carlos César. E ocupa também, desde janeiro de 2013, o cargo de presidente do Partido Socialista dos Açores.

Leia Também: Marques Mendes. "O primeiro-ministro gosta de atacar empresas privadas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório