Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Marcelo promete continuar a apoiar Cabo Verde na resposta à pandemia

Garantia foi deixada num jantar em honra do Presidente da República de Cabo Verde, que está numa visita de estado a Portugal.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prometeu que Portugal continuará a apoiar Cabo Verde na resposta "às graves consequências" da pandemia, acentuadas agora pelos efeitos da guerra na Ucrânia.

A garantia foi deixada na quinta-feira, por ocasião de um jantar em honra do Presidente da República de Cabo Verde, no Palácio Nacional da Ajuda.

"Estivemos e continuamos unidos no combate à pandemia, em particular no plano da vacinação", frisou o chefe de Estado. "Quero aqui reafirmar todo o nosso empenho e disponibilidade para apoiar a nação cabo verdiana na resposta solidária às graves consequências sociais, económicas e emocionais da crise pandémica, avolumadas pelos efeitos de uma seca profunda e os fortes e imprevisíveis reflexos da guerra."

O jantar, oferecido por Marcelo em honra do Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, e da primeira-dama do país, Débora Katisa Carvalho, por ocasião da visita estado que estão a realizar a Portugal, contou ainda com a presença do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, esta visita de estado "faz todo o sentido" e é motivada por uma clara vontade de Portugal e de Cabo Verde de "prosseguirem nessa estrada de fraternidade" feita de "passado, presente, mas sobretudo de futuro".

"Portugal continua a ser o principal parceiro económico de Cabo Verde", frisou o Presidente, asseverando que os dois países devem apostar "noutras vertentes como o mar", numa  "visão de futuro" para uma cooperação que "implica necessariamente a consolidação de uma verdadeira economia azul".

Marcelo disse ainda orgulhar-se "de acolher em Portugal uma importante comunidade cabo verdiana", acrescentando que esta "enriquece a nossa cultura, a nossa economia, a nossa sociedade".

José Maria Neves, que ontem iniciou a sua primeira visita de Estado a Portugal, na qualidade de Presidente da República cabo-verdiana, esteve reunido com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, com o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e recebeu na Câmara Municipal de Lisboa as 'Chaves da Cidade'.

Esta sexta-feira, juntamente com Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente de Cabo Verde participa no "Diálogo entre Presidentes", no âmbito da edição de 2022 do Fórum EurAfrica, um diálogo global promovido anualmente pelo Conselho da Diáspora Portuguesa para estreitar os laços entre a Europa e a África.

Leia Também: Presidente de Cabo Verde destaca CPLP como "uma comunidade dos povos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório