Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Lacerda Sales lamenta morte de bebé em Santarém. IGAS abre processo

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde apresentou a sua solidariedade "para com a mãe e para com toda a família do bebé".

Lacerda Sales lamenta morte de bebé em Santarém. IGAS abre processo

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, lamentou, esta quinta-feira, a morte de um bebé a caminho do Hospital Distrital de Santarém (HDS).

Recorde-se que uma mulher grávida perdeu o bebé, na quarta-feira, quando se dirigia ao HDS por suspeita de início de trabalho de parto. A mulher dirigiu-se primeiro ao Centro Hospitalar Médio Tejo, mas este encontrava-se encerrado.

“Gostaria por começar por lamentar a morte do bebé e apresentar toda a minha solidariedade para com a mãe e para com toda a família do bebé, independentemente da causa real ou do curso do processo”, começou por afirmar o responsável após uma conferência de imprensa sobre a entrada em vigor do novo regime remuneratório do trabalho suplementar realizado em serviços de urgência.

Lacerda Sales acrescentou que a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) abriu um processo de inspeção “para verificar se a deslocação da utente do Hospital de Santarém se deveu, ou não, à impossibilidade de ser atendida no Hospital do Médio Tejo e se lhe foram prestados os cuidados de saúde adequados”. 

Lembrou ainda que o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) abriu também um inquérito, “no sentido de perceber o percurso” da grávida e “também se lhe foram prestados, ou não, os cuidados adequados”.

“Neste momento, sem que estes dois processos estejam concluídos, seria muito precoce antecipar qualquer tipo de conclusões”, considerou.

Segundo avançou fonte oficial do CHMT à agência Lusa, a mulher, embora residindo num concelho da área de influência desta unidade hospitalar, não estava a ser seguida pelos serviços de Ginecologia e Obstetrícia de Abrantes.

Leia Também: Grávida perde bebé em Santarém. Urgência onde era seguida estava fechada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório