Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

GNR apreende mais de 13.800 litros de aguardente e bebidas espirituosas

Segundo a GNR, “estima-se que o valor total relativo às bebidas e equipamento apreendido seja superior a 200 mil euros”.

GNR apreende mais de 13.800 litros de aguardente e bebidas espirituosas
Notícias ao Minuto

13:34 - 26/07/22 por Notícias ao Minuto

País Ilha da Madeira

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, na segunda-feira, mais de 13.800 litros de aguardente e bebidas espirituosas produzidas ilegalmente, nos concelhos de Santa Cruz e Câmara de Lobos, na Ilha da Madeira. 

Em comunicado, esta terça-feira enviado às redações, a autoridade refere que as apreensões decorreram no âmbito da operação ‘Alba Sublimatum’, que “visou diversos locais onde recaíam suspeitas de se produzir e comercializar, de forma ilegal, bebidas alcoólicas. Em causa estão crimes de introdução fraudulenta no consumo e crimes contra a saúde pública.

No decorrer da investigação, que durava há já cerca de um ano por indicação do Ministério Público, os militares “levaram a cabo diligências policiais que culminaram com o cumprimento de sete mandados de busca, seis domiciliárias e uma em estabelecimento comercial”.

No total, foram apreendidos 13.875,9 litros de aguardente e bebidas espirituosas, 4.400 quilos de açúcar branco, três viaturas, uma cuba em inox com capacidade para 1.000 litros, 932 euros em numerário, quatro telemóveis, um computador portátil, documentação diversa relativa à atividade ilícita, 23 garrafas de gás propano de 45 quilos, 39 cubas de plástico de dimensões diversas, um empilhador e material diverso relacionado com os ilícitos.

Segundo a GNR, “estima-se que o valor total relativo às bebidas e equipamento apreendido seja superior a 200 mil euros”.

Cinco homens, com idades entre os 45 e os 70 anos, foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Santa Cruz da Ilha da Madeira.

Na nota, a autoridade acrescenta que “na operação foram empenhados um total de 51 militares do Comando Territorial da Madeira, pertencentes à Secção de Investigação Criminal, ao Posto Territorial do Funchal, ao Posto Territorial de São Vicente, ao Posto Fiscal do Aeroporto, ao Posto Fiscal da Zona Franca, à Secção Naval, à Secção Cinotécnica e ao Núcleo de Proteção da Natureza (NPA)”.

Leia Também: GNR recolhe 11 animais exóticos de quinta em Castelo Branco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório