Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Incêndios: Fogo em Chaves em fase de resolução

O incêndios que deflagrou na sexta-feira na freguesia de Bustelo, em Chaves, entrou hoje de manhã em fase de resolução, segundo o Centro Distrital de Operações e Socorro de Vila Real.

Incêndios: Fogo em Chaves em fase de resolução
Notícias ao Minuto

09:00 - 20/07/22 por Lusa

País Incêndios

De acordo com a informação disponível pelas 08:55 no 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no local ainda estavam no combate às chamas 154 elementos, apoiados por 47 viaturas.

Este incêndio deflagrou na passada sexta-feira, pelas 14:45, numa zona de mato na freguesia de Bustelo, concelho de Chaves (Vila Real) e era um dos dois que ao início do dia de hoje mais meios mobilizava (o outro era o de Murça, com 704 elementos apoiados por 274 viaturas e um meio aéreo).

Este incêndio em Bustelo, que na manhã de terça-feira chegou a estar em fase de consolidação e rescaldo, acabou por passar para Espanha, mas depois voltou a território português devido ao vento forte, segundo disse na terça-feira o presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz.

Desde o dia 08 de julho, os vários incêndios obrigaram a retirar preventivamente das habitações 1.055 pessoas.

Relativamente ao número de feridos e vítimas, desde o dia 07 de julho e até terça-feira foram registados 223, dos quais 116 são ligeiros, seis graves e três óbitos, segundo dados da proteção civil.

Na terça-feira, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, anunciou que Portugal continental vai permanecer em situação de alerta até quinta-feira, devido ao risco de incêndio.

Leia Também: Fogos em Chaves e Murça mantêm-se ativos e com mais de 900 operacionais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório