Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Risco de incêndio vai descer, exceto no interior Norte e Centro e Algarve

Previsão do IPMA aponta para uma descida de temperatura no início da próxima semana.

Risco de incêndio vai descer, exceto no interior Norte e Centro e Algarve
Notícias ao Minuto

20:11 - 15/07/22 por Tomásia Sousa

País Incêndios

O perigo de incêndio rural deverá sofrer um "desagravamento progressivo" na próxima semana, mas não em todo o país. As regiões do interior Norte e Centro - e em especial Bragança - e ainda o Algarve deverão manter-se em risco muito elevado ou máximo, anunciou esta sexta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"No início da semana espera-se uma descida de temperatura, prevendo-se para dia 18 de julho valores da temperatura máxima a variar entre 23 e 36°C e de mínima entre 15 e 21°C nas capitais de distrito", refere o IPMA numa previsão partilhada nas redes sociais.

Depois, "a temperatura tenderá a subir ligeiramente para valores típicos da época ao longo da semana".

"O vento deverá predominar do quadrante oeste, que poderá alternar com uma corrente de norte ao longo da semana. Existe uma probabilidade de ocorrência de precipitação nas regiões do litoral Norte e Centro (probabilidade baixa, 30 a 60%) nos dias 18 e 19 de julho", lê-se ainda.

Perante essas previsões, o instituto aponta para "um desagravamento progressivo do perigo de incêndio rural, exceto nas regiões do interior Norte e Centro e em especial na região de Bragança, e ainda no Algarve onde deverá manter-se em classes de muito elevado ou máximo".

Antes disso, durante o fim de semana, "o padrão de circulação é semelhante ao dos dias anteriores relativamente ao vento, soprando em regime de brisa no litoral e mantendo-se as condições para instabilidade atmosférica nas regiões do interior Norte e Centro".

Leia Também: Leiria pede estratégias com "impacto efetivo" sobre risco de incêndio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório