Autarca de Vila do Conde impede tourada. ProToiro reage: "Atentado"

Federação diz que o autarca "foi muito claro na sua intenção, ilegal, de impedir que se realize uma tourada no concelho".

Touradas voltam em Agosto a Viana do Castelo

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
15/07/2022 12:03 ‧ 15/07/2022 por Notícias ao Minuto

País

Touradas

A ProToiro, Federação Portuguesa de Tauromaquia, acusou o presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, de "atentado à liberdade cultural" após este ter revelado a intenção de impedir que se realize uma tourada no concelho. 

Em comunicado, a Federação diz que o autarca "foi muito claro na sua intenção, ilegal, de impedir que se realize uma tourada no concelho, quando no dia 20 de Junho afirmou ao JN que "garantia que a tourada não se iria realizar". 

E acrescenta: "Isto é simplesmente um ataque antidemocrático à liberdade cultural, impróprio de um país civilizado e de um representante do Estado".

A ProToiro aponta ainda que terá "de recordar ao Sr. Presidente que Portugal é uma Democracia, onde a liberdade cultural, o direito à criação artística e o acesso à cultura são direitos fundamentais protegidos pela Constituição da República Portuguesa" e que "agir contra estes preceitos legais será incorrer em ilícitos criminais, agravados se forem cometidos por um representante do Estado". 

Neste seguimento, a Federação diz esperar que "o tribunal reponha a legalidade desta situação e que todos os cidadãos possam livremente desfrutar da cultura portuguesa na corrida de toiros em Ferreiró, Vila do Conde, no próximo dia 23 de julho". 

Leia Também: Dois mortos em incêndio em casa devoluta em Vila do Conde

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas