"A esta hora há vários incêndios que preocupam os bombeiros. Temos dois em Leiria, um em Vale da Pia, que tem 469 operacionais, com 129 veículos, e o da Caranguejeira que está a ser combatido por 358 operacionais, com 108 veículos", disse à Lusa o comandante Paulo Santos.
Num ponto de situação feito à Lusa cerca das 07:00, o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), destacou também o incêndio que deflagrou em Gambelas, na freguesia de Montenegro, no distrito de Faro, às 23:30 e que mobilizava 172 operacionais, com o apoio de 64 veículos.
"Preocupam igualmente os incêndios da Cumeada e Espite, no concelho de Ourém, que estão em fase de resolução desde as 03:00. Nestes locais que têm uma vasta área e vários pontos quentes, permanecem fortes dispositivos. Durante a noite ocorreram várias reativações, mas não temos informação de feridos durante a noite", disse.
O comandante Paulo Santos destacou também um incêndio que deflagrou em Monte Novo, no concelho de Serpa, distrito de Beja, que mobiliza 85 operacionais, com o apoio de 32 veículos e que já está em resolução.
O oficial da ANEPC disse também que vai ser feita uma avaliação junto dos teatros de operações para fazer um balanço do combate durante a noite e nas próximas horas devem ser ativados meios aéreos para ajudar no combate.
De acordo com dados disponíveis no 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 07:20 estavam em curso 11 incêndios, que mobilizavam 1.357 operacionais, com o apoio de 402 veículos.
Às 07:20, mais de dois mil operacionais combatiam 46 incêndios - entre fogos em curso, resolução e conclusão - em Portugal continental, com o auxílio de 785 veículos.
Dezasseis dos 18 distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave, devido ao tempo quente, com mais de uma centena de concelhos em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja vão estar até às 00:00 de quinta-feira sob aviso vermelho devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima.
Esta situação de tempo muito quente resulta da circulação de uma massa de ar muito quente e seco, originária no norte de África, que irá persistir até sexta-feira, com valores de temperatura acima ou muito acima da média.
Portugal continental entrou às 00:00 de segunda-feira em situação de contingência, que deverá terminar às 23:59 de sexta-feira, mas poderá ser prolongada caso seja necessário.
A declaração da situação de contingência foi decidida devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para o agravamento do risco de incêndio, com temperaturas que podem ultrapassar os 45º em algumas partes do país.
[Notícia atualizada às 07h43]
Leia Também: Costa em Vila de Rei com alertas sobre incêndios em terrenos abandonados