Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Mar de malas. Há centenas de bagagens por recolher no aeroporto de Lisboa

Cancelamento de voos tem provocado o caos no terminal de bagagens. A perda, extravio ou danos nas malas pode custar às companhias aéreas indemnizações até cerca de 1.400 euros.

Notícias ao Minuto

13:35 - 12/07/22 por Tomásia Sousa

País Viagens

O caos que se tem vivido nos aeroportos devido ao cancelamento de voos tem gerado não só longas filas, mas também levado à acumulação de milhares de malas perdidas.

Em Lisboa, os constrangimentos têm-se feito sentir sobretudo nos voos da TAP, mas não só, e afetado as bagagens de passageiros de partida para férias ou simplesmente de passagem por Portugal, em escala.

As imagens a que o Notícias ao Minuto teve acesso mostram centenas de malas amontoadas não só na zona reservada a esse efeito, no Aeroporto Humberto Delgado, mas também no terminal de bagagens, no piso das chegadas.

De acordo com o site da ANA, 21 voos com partida do Aeroporto de Lisboa foram cancelados esta segunda-feira, mais ou menos o mesmo número que no domingo. 

Mas, conforme explica fonte da Portway ao Notícias ao Minuto, a situação já se verifica "desde o início de junho", embora se tenha agravado  nas últimas semanas - uma consequência do aumento de voos combinado com a vaga de despedimentos durante a pandemia. A questão das bagagens deverá, por isso, levar ainda algum tempo até ser regularizada.

A maior parte destas malas diz respeito a voos afetos à empresa de 'handling' Groundforce, já que a maior parte dos voos cancelados neste aeroporto são da TAP.

No vídeo acima, captado na segunda-feira, pode ver dezenas de bagagens que excedem a área dedicada aos perdidos e achados e se espalham pelos espaços entre os tapetes rolantes ou ficam amontoadas a um canto, sem qualquer supervisão. 

Algumas encontram-se ali há mais de uma semana.

Os problemas observados em Lisboa estão a ser vividos em vários aeroportos nos Estados Unidos e na Europa. A perda, extravio ou danos na bagagem pode custar às companhias aéreas indemnizações até cerca de 1.400 euros.

O Notícias ao Minuto tentou contactar a ANA Aeroportos, mas ainda não obteve resposta.

Leia Também: Crise na aviação: Prosseguem os cancelamentos no Aeroporto de Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório