Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 17º

PSP executa megaoperação de combate a rede de burlões a idosos

Está a ser dado cumprimento a 44 mandados de busca e 18 mandados de detenção. 150 agentes envolvidos na Operação Sanakay.

PSP executa megaoperação de combate a rede de burlões a idosos
Notícias ao Minuto

07:47 - 11/07/22 por Notícias ao Minuto

País Operação Sanakay

A Polícia de Segurança Pública (PSP) do Comando Metropolitano de Lisboa está, esta segunda-feira, a executar uma megaoperação, com cerca e 150 agentes acionados, de combate a rede de burlas em que as vítimas eram idosos. 

Está a ser dado cumprimento a 44 mandados de busca e 18 mandados de detenção emitidos por Autoridade Judiciária, por crimes de burlas qualificadas, roubos, furtos e recetação de material de proveniência ilícita.

De acordo com comunicado da PSP, a operação denominada “Sanakay” desenvolve-se nas áreas de Lisboa, Porto, Aveiro e Portalegre, dada a maior incidência dos ilícitos e a dispersão geográfica dos suspeitos.  

Os suspeitos em causa têm como alvos a população mais idosa, "aproveitando-se das suas vulnerabilidades para conquistarem a sua confiança, sob o pretexto de falsos funcionários da Segurança Social, de centros de saúde e de falsos amigos, entre outros, obtêm acesso às suas residências, acabando por subtrair sobretudo ouro e dinheiro", dá conta a autoridade.

Cerca de 50 casos, em que as vítimas ficaram "em notórias dificuldades monetárias", estão a ser investigados. 

Os cerca de 150 polícias no terreno estão a ser apoiados por valências de ordem pública dos vários Comandos Distritais da PSP e ainda pela GNR, nas áreas da sua competência territorial.

[Notícia em atualização]

Leia Também: Fingiam ser funcionários da Segurança Social para roubar ouro a idosos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório