Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Marcelo Rebelo de Sousa "chocado com vil assassinato" de Shinzo Abe

Presidente "apresenta ao Estado japonês as suas respeitosas condolências" e "repudia lamentável manifestação de violência".

Marcelo Rebelo de Sousa "chocado com vil assassinato" de Shinzo Abe

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou-se esta sexta-feira “chocado com vil assassinato” do ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe. 

Numa nota, publicada no site da Presidência, o Presidente "apresenta ao Estado japonês as suas respeitosas condolências e repudia esta lamentável manifestação de violência".

"O Presidente da República, chocado com o vil assassinato do antigo Primeiro-Ministro do Japão, Shinzo Abe, apresenta ao Estado japonês as suas respeitosas condolências e repudia esta lamentável manifestação de violência", lê-se.

O antigo primeiro-ministro japonês Shinzo Abe morreu esta sexta-feira, após ter sido baleado com uma arma artesanal num comício da campanha às eleições do dia 10 de julho perto de uma estação de comboios, na cidade de Nara, zona ocidental do Japão. O ex-líder tinha 67 anos e foi atingido pelas costas. 

De acordo com a polícia, o suposto autor do atentado é um ex-membro da força naval do Japão, de 41 anos, desempregado, que foi detido na posse da arma de fabrico caseiro. 

O Partido Liberal Democrático (LDP), a que pertencia, anunciou a sua morte após os serviços de saúde terem anunciado que Abe tinha sido levado para um hospital em paragem cardiorrespiratória.

[Notícia atualizada às 10h26]

Leia Também: Morreu Shinzo Abe. O que se sabe sobre ataque a ex-líder japonês?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório