Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Recluso incendiário foge da cadeia de Santa Cruz do Bispo em Matosinhos

Homem aproveitou o facto de estar a trabalhar no exterior da zona prisional, e possuir regime aberto, para escapar através de uma torre cuja vigilância é feita apenas através de uma câmara.

Recluso incendiário foge da cadeia de Santa Cruz do Bispo em Matosinhos
Notícias ao Minuto

18:58 - 07/07/22 por Notícias ao Minuto

País Guardas prisionais

Um recluso, de 34 anos, considerado inimputável por se encontrar na ala de psiquiatria da cadeia masculina de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos, fugiu, esta quinta-feira de manhã, quando se encontrava a trabalhar fora da zona prisional. 

O homem em questão beneficia de regime aberto, pelo que estava a trabalhar no exterior, ainda que dentro dos muros da cadeia. Aproveitando a falta de vigilância humana de uma das torres da cadeia, cuja segurança é garantida apenas por uma câmara de videovigilância, o preso colocou-se em fuga estando ainda a monte. 

O detido cumpria nove anos de pena de prisão, em regime aberto, por incêndio florestal, confirmou fonte da direção do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP). 

Ao Notícias ao Minuto, o SNCGP culpa a falta de recursos humanos pelo sucedido visto que a guarita (torre por onde o homem fugiu) foi desativada por falta de guardas prisionais. 

A fuga ter-se-á dado entre as 8h00 e o 12h00, visto que o homem estava presente na primeira contagem de reclusos, às 8h00, mas já não estava à segunda contagem. 

O Notícias ao Minuto tentou contactar a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, via telefónica e e-mail, mas ainda não obteve qualquer resposta. 

Leia Também: Porto. Guarda prisional e dois reclusos acusados de tráfico de droga

Recomendados para si

;
Campo obrigatório