Águas do Ribatejo apela a redução do consumo face a temperaturas elevadas

A Águas do Ribatejo (AR) lançou hoje um apelo aos consumidores para reduzirem o consumo de água devido às temperaturas que podem chegar, nos próximos dias, aos 45 graus em vários concelhos do distrito de Santarém.

NÃO USAR aguas residuais

© iStock

Lusa
06/07/2022 19:25 ‧ 06/07/2022 por Lusa

País

Água

Em comunicado, a empresa intermunicipal, que serve cerca de 150.000 pessoas dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas, adverte que o "uso supérfluo" de água da rede pública "pode condicionar o abastecimento e dificultar o combate aos fogos" em dias em que as temperaturas podem chegar aos 45 graus.

A AR pede aos seus clientes para evitarem regas, lavagens de pátios, passeios e ruas e o enchimento de piscinas com a água tratada para consumo humano.

"Assim, a AR - Águas do Ribatejo, terá uma maior capacidade de assegurar o abastecimento de água para os usos prioritários, quer seja o consumo humano, quer seja o combate a incêndios", afirma a nota.

A empresa afirma que manterá as suas equipas "em alerta permanente para garantir o abastecimento às populações" dos concelhos que serve.

"Em caso de detetar falta de pressão ou falha no abastecimento contacte de imediato a AR pelo telefone 263 509 400 (das 09:00 às 18:00, nos dias úteis) ou 800 20 20 40 (entre as 18h00 e as 09h00 nos dias úteis, e durante o fim de semana e feriados)", acrescenta.

O apelo dirige-se à população, bem como às entidades públicas e privadas, salienta.

A empresa afirma, ainda, que "suspendeu as operações programadas de modo a focar-se na prevenção e resolução de situações que possam comprometer o normal abastecimento às populações num cenário de previsão de picos de consumo".

Leia Também: Incêndios: Mais de 20 concelhos de sete distritos em perigo máximo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas