Meteorologia

  • 17 AGOSTO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 25º

Militares da GNR no Kosovo já regressaram a Portugal

A missão no Kosovo durou cerca de 4 meses.

Militares da GNR no Kosovo já regressaram a Portugal
Notícias ao Minuto

10:25 - 06/07/22 por Notícias ao Minuto

País GNR

O grupo de 42 militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) que se encontravam integrados na Força de Reserva da Gendermarie Europeia para a missão da União Europeia (UE), no Kosovo, já regressaram a Portugal. Os militares foram recebidos pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, na terça-feira. 

Em comunicado, a GNR lembra que disponibilizou militares "para integrar a primeira unidade constituída de reserva", no âmbito dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado português, nomeadamente no quadro da Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD) da UE.

As missões "cobrem uma ampla gama de tarefas policiais, sendo que, desde a sua criação formal em 2007, já foi empregue em 16 missões e operações em todo o mundo, sendo de realçar que a RFPU é a primeira Unidade Constituída, que a organização projeta, no quadro de uma missão civil da PCSD da UE".

A missão no Kosovo durou cerca de 4 meses e "garantiu o apoio à missão da União Europeia no Estado de Direito do Kosovo – EULEX, contribuindo para a estabilidade e para a segurança do Kosovo".

Leia Também: GNR deteve dois homens por caça ilegal em Vila Velha de Ródão

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório