Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Moedas elege "quatro desafios" e dá apoio incondicional Montenegro

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, elegeu hoje "quatro grandes desafios" para os sociais-democratas voltarem ao Governo, e colocou-se ao lado de Luís Montenegro "para o que der e vier".

Moedas elege "quatro desafios" e dá apoio incondicional Montenegro
Notícias ao Minuto

18:39 - 02/07/22 por Lusa

Política PSD/Congresso

Numa intervenção perante os delegados ao 40.º Congresso Nacional do PSD, que decorre até domingo no pavilhão Rosa Mota, no Porto, Carlos Moedas apontou como primeiro desafio a construção de "um plano social que proteja as famílias e as empresas do aumento dos preços".

"O Governo tem que explicar as famílias que a inflação é destrutiva para a vida das pessoas. Com uma inflação entre 6 e 8%: Se os salários não aumentarem um cidadão perde 30% do seu salário em cinco anos", assinalou o ex-comissário europeu, que entrou na sala quando o candidato derrotado nas diretas, Jorge Moreira da Silva, discursava no púlpito.

Em segundo lugar, o autarca de Lisboa considerou necessário "baixar os impostos e melhorar os serviços públicos".

"Com a inflação vamos aumentar automaticamente a receita fiscal. O estado tem que devolver rendimento aos portugueses. Em Lisboa já aumentámos a devolução do IRS para 3% e vamos continuar a fazê-lo até aos 5%", frisou.

Moedas preconizou, em terceiro lugar, a necessidade de o país "liderar a nível europeu a transformação digital e climática amiga das pessoas e do crescimento", de modo a "criar os empregos do futuro sem matar as empresas com burocracias e excesso de regulamentação", mas também "defender a transição climática co-construída com as pessoas e não imposta às pessoas como o PS quer fazer".

Por último, o presidente do município de Lisboa considerou necessário "trazer gente nova para a política, atrair talento".

"Esse é o maior desafio que temos pela frente. A sociedade civil tem que voltar ao PSD. Tem que sentir que o PSD é aberto e não os limita. Envolver as pessoas num propósito comum. Mais do que dizer as pessoas para onde devem ir. Acreditar que juntos saberemos melhor escolher o caminho", salientou, concluindo: "Se tivermos essa força ganharemos o País".

O maior aplauso para Carlos Moedas foi, contudo, quando se colocou ao lado de Luís Montenegro e recordou a sua vitória em Lisboa há oito meses.

Dirigindo-se ao líder eleito, Carlos Moedas provocou uma ovação da sala: "Luís, o País está à tua espera. O País está à espera do PSD!"

"E eu estou contigo para o que der e vier, Luís, e vou-te dizer porque estou contigo, porque tu tens a fibra de um líder, a tua calma, a tua capacidade de criar pontes e de ouvir são únicas e tenho prova disso e por isso estarei aqui contigo", disse ainda o autarca lisboeta, aplaudido de pé pelos delegados, que gritaram "PSD, PSD".

Leia Também: "Problema nunca foi diferença de opiniões, mas pensamento único"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório