Toxicodependência? É preciso "olhar sobre o futuro da política pública"

Em causa está uma estratégia que, na perspetiva do antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, representou "uma mudança fundamental na abordagem ao problema da droga e da toxicodependência no nosso país".

Augusto Santos Silva

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
30/06/2022 22:51 ‧ 30/06/2022 por Notícias ao Minuto

País

Droga

O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, recorreu à rede social Twitter para dar conta da sua participação, esta quinta-feira, na "sessão comemorativa do 20º aniversário da Estratégia Nacional de Luta contra a Droga".

Em causa está uma estratégia que, na perspetiva do antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, representou "uma mudança fundamental na abordagem ao problema da droga e da toxicodependência no nosso país e inspirou muitos países na adoção de políticas mais humanistas".

Na sequência destas ideias, Santos Silva defende assim que, atualmente, "é preciso valorizar os ganhos, recolher os ensinamentos e promover um olhar sobre o futuro da política pública nestas matérias" relacionadas com o combate à toxicodependência.  

O detentor do mais alto cargo na Assembleia da República considerou ainda que esse é "o lugar por excelência para promover o debate sobre os novos desafios que se colocam às políticas públicas".

De notar que, entre março e maio de 2021, o consumo de certo tipo de produtos estupefacientes, como é o caso da cocaína e da heroína, aumentou em Portugal, segundo mostram as conclusões do relatório 'Comportamentos Aditivos em tempos de Covid – Alterações no consumo de drogas ilícitas', a que o jornal Público teve acesso.

Leia Também: Santos Silva recusa projeto do Chega sobre prisão perpétua

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas