O Comando Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, entre quinta-feira e domingo, 20 homens, de idades compreendidas entre os 22 e os 63 anos, no âmbito de uma operação especial de prevenção criminal com especial incidência na vila de Benavente e áreas envolventes onde decorreu a 52.ª Edição da Festa da Amizade da Sardinha Assada 2022.
Segundo informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, dois homens foram detidos por posse de arma proibida e um outro por condução sem habilitação legal. Doze pessoas foram ainda detidas pela prática do crime de condução com taxa de álcool no sangue igual ou superior à permitida na lei, enquanto outras cinco foram detidas pelo crime de tráfico de estupefacientes.
Em causa está uma operação que empenhou um total de 238 militares da GNR - os quais realizaram ainda 392 ações de fiscalização a veículos, 217 ações de revistas pessoais e 82 buscas a veículos. Foram, consequentemente, apreendidas 156 doses de estupefaciente (haxixe, MDMA e canábis), uma faca do tipo borboleta e uma adaga.
No âmbito desta operação policial, foram ainda elaborados 49 autos de contraordenação no âmbito rodoviário (dos quais 23 por condução com excesso de álcool no sangue) e 13 autos de contraordenação por consumo de estupefacientes.
Todos estes factos foram entretanto comunicados ao Tribunal Judicial de Benavente - ao passo que as ocorrências relacionadas com o consumo de estupefaciente foram comunicados à Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência de Santarém.
Leia Também: Jovem de 17 anos que tinha dezenas de armas proibidas detido pela GNR