Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Madeira tem já um caso confirmado de infeção pelo vírus Monkeypox

Este primeiro caso de infeção pelo vírus Monkeypox surge, na Madeira, numa altura em que estão já confirmados 373 casos de doença em todo o país.

Madeira tem já um caso confirmado de infeção pelo vírus Monkeypox
Notícias ao Minuto

18:22 - 28/06/22 por Ema Gil Pires

País Monkeypox

As autoridades de saúde da Madeira confirmaram, esta terça-feira, a identificação do primeiro caso de infeção pelo vírus Monkeypox na região autónoma. O doente em causa é um adulto, do género masculino, que esteve recentemente na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo informa um comunicado da Direção Regional de Saúde da Madeira.

Segundo a mesma fonte, o paciente está "a ser acompanhado pelo Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira" e já foram "tomadas todas as medidas indicadas para o controlo da infeção".

Neste momento está, também, em curso a  investigação epidemiológica deste caso, informam ainda as autoridades de saúde. 

"Assinala-se que, até à data, não estão identificados outros casos suspeitos de infeção por Monkeypor na RAM [Região Autónoma da Madeira]", lê-se ainda na mesma nota.

Este primeiro caso de infeção pelo vírus Monkeypox surge, na Madeira, numa altura em que estão já confirmados 373 casos de doença em todo o país. Lisboa e Vale do Tejo continua a registar o maior número de infeções - embora tenham sido também comunicadas infeções nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve, segundo os mais recentes dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A Direção Regional de Saúde da Madeira recomenda ainda que indivíduos que apresentem lesões ulcerativas ou erupção cutânea, eventualmente acompanhada de gânglios palpáveis, febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, "devem abster-se de contactos físicos próximos e procurar aconselhamento clínico". Em caso de suspeita de infeção por este vírus, os madeirenses devem contactar a Linha SRS 24 - 800 242 420.

Leia Também: Monkeypox: Regulador europeu inicia avaliação dos dados da vacina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório