Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Serviço de urgência de obstetrícia do Amadora-Sintra encerrado esta noite

O serviço estará sem funcionar entre as 20h de hoje e as 8h de amanhã. 

Serviço de urgência de obstetrícia do Amadora-Sintra encerrado esta noite
Notícias ao Minuto

16:49 - 15/06/22 por Márcia Guímaro Rodrigues com Lusa

País SNS

O serviço de urgência de obstetrícia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) estará encerrado durante a noite desta quarta-feira, avançou a SIC Notícias.

Fonte do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) confirmou à Lusa que foi solicitado ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU/INEM) o reencaminhamento, entre as 20h de hoje e as 8h de quinta-feira, de utentes de ginecologia e obstetrícia para outros hospitais da região de Lisboa, "assegurando a resposta em rede dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde".

No entanto, o hospital "permanecerá em funcionamento, assegurando os cuidados necessários a doentes urgentes/emergentes que compareçam na unidade hospitalar" pelos seus próprios meios, acrescentou a mesma fonte.

A maternidade do hospital não está encerrada e não encerrará, mas o serviço de urgência para ginecologia e obstetrícia estará condicionado, acrescentou.

Este condicionamento das urgências no Amadora-Sintra surge na sequência de encerramentos das urgências de ginecologia e obstetrícia um pouco por todo o país nos últimos dias, por dificuldades em assegurar escalas.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que a ministra da Saúde, Marta Temido, vai apresentar ao final da tarde um "programa estrutural" para dar resposta a "problemas estruturais" do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Sublinhe-se que ainda esta quarta-feira, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) revelou que no dia de hoje “estão a funcionar todos os serviços de Ginecologia/Obstetrícia da Região que possuem essa valência”.

Segundo a ARSLVT, as urgências de “Ginecologia/Obstetrícia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) vão estar encerradas entre as 21h00 de amanhã, 16 de junho, e as 09h00 de sexta-feira, 17 de junho”. 

Já no panorama nacional, em Portalegre, as urgências de Obstetrícia estão fechadas desde as 5h de hoje e as 8h de sexta-feira, segundo disse à agência Lusa fonte da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA). Apesar do fecho das urgências, o serviço de Obstetrícia "vai estar a funcionar" porque vai estar um obstetra de serviço, afiançou o porta-voz da ULSNA, Ilídio Pinto Cardoso.

Já o Hospital de Braga garantiu que conseguiu "assegurar o funcionamento da Urgência desta especialidade para a atual semana", à exceção de sexta-feira, dia 17 de junho, e domingo, dia 19 de junho.

Em Portimão, o serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia da Unidade Hospitalar estará encerrado durante quase uma semana, por dificuldade em assegurar escalas, informou o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

[Notícia atualizada às 18h22]

Leia Também: Urgências de Obstetrícia do Barreiro-Montijo fecham quinta-feira à noite

Recomendados para si

;
Campo obrigatório