Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Braga não garante Urgência de Obstetrícia dois dias da próxima semana

O Hospital de Braga, garante que conseguiu, "assegurar o funcionamento da Urgência desta especialidade [obstetrícia] para a atual semana".

Braga não garante Urgência de Obstetrícia dois dias da próxima semana
Notícias ao Minuto

17:17 - 13/06/22 por Beatriz Cavaca

País GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIA

Depois de várias notícias davam conta  do encerramento do Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital de Braga, a unidade de saúde garante que conseguiu "assegurar o funcionamento da Urgência desta especialidade para a atual semana" exceto na sexta-feira, dia 17 de junho, e domingo, dia 19 de junho.

Num comunicado a que o Noticias ao Minuto teve acesso, o hospital esclarece que no que diz respeito aos dois dias em que a urgência estará encerrada, "as escalas não se encontram fechadas", pelo que o "Conselho de Administração está a envidar todos os esforços para assegurar o funcionamento do Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia nestes dias".

Recorde-se que já no dia de hoje, após a reunião do executivo da Câmara de Braga, o presidente do município disse aos jornalistas que "tinha a indicação" de que este Serviço de Urgência iria voltar a encerrar temporariamente, entre quarta-feira e sexta-feira, mas salientou que também "tinha recebido a indicação" da ministra da Saúde, Marta Temido, de que estava a tentar resolver a situação.

Já no sábado o Conselho de Administração do Hospital de Braga confirmou que as urgências de Ginecologia e Obstetrícia iriam estar encerradas no domingo e durante 24 horas, devido à "impossibilidade de completar escalas", após o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) denunciar a falta destes profissionais.

Na altura, em comunicado divulgado, o SIM defendia que este é o "lamentável resultado da incapacidade do Governo em captar e fixar médicos no SNS [Serviço Nacional de Saúde], oferecendo-lhes condições de trabalho e remuneratórias adequadas ao seu nível de responsabilidade".

Segundo estas novas informações o serviço não estará encerrado a partir de quarta-feira, sendo que está apenas sexta e domingo.

Leia Também: Hospital de Braga tenta evitar novo fecho da urgência de obstetrícia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório