A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde - Infarmed alertou, esta quarta-feira, para a comercialização, no mercado europeu, de dispositivos médicos Gel Lubrificante Íntimo pjur falsificados.
Segundo uma nota, publicada no site do Infarmed, os dispositivos em causa são os modelos Original e Light, do fabricante pjur group Luxembourg S.A.
“Tratam-se de dispositivos médicos cuja finalidade médica reivindicada pelo seu fabricante é o alívio dos sintomas de secura vaginal”, acrescenta a nota.
É possível distinguir os produtos originais e os produtos falsificados através da verificação da presença da marca do fabricante no fundo da embalagem, como indicam as imagens abaixo.
© Infarmed
O Infarmed acrescenta que, em Portugal, “não foram identificados registos destes dispositivos mas, atendendo a que existe livre circulação de produtos no Espaço Económico Europeu”, recomenda que os “dispositivos médicos sejam adquiridos junto de operadores económicos devidamente legalizados, e que seja evitada a compra dos mesmos em domínios online”.
Se um produto falsificado for detetado, não deve ser adquirido ou utilizado.
Leia Também: Infarmed ordena retirada de um lote do medicamento Celluvisc colírio