Meteorologia

  • 02 DEZEMBRO 2022
Tempo
MIN 7º MÁX 14º

Ministra da Ciência e Ensino Superior lamenta morte de Fraústo da Silva

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, lamentou, este sábado, a morte do antigo ministro da Educação João Fraústo da Silva, e recordou o "percurso notável" do fundador da Universidade Nova de Lisboa.

Ministra da Ciência e Ensino Superior lamenta morte de Fraústo da Silva
Notícias ao Minuto

21:00 - 11/06/22 por Lusa

País João Fraústo da Silva

Num comunicado, no qual disse apresentar condolências á família, Elvira Fortunato salientou a "obra profícua" de Fraústo da Silva, traduzida em seis livros, 10 manuais didáticos e mais de 180 artigos científicos, e o "papel de relevo" no desenvolvimento do ensino superior português.

"O seu percurso notável de serviço ao conhecimento e ao país foi reconhecido em várias ocasiões", referiu a ministra, que recordou várias condecorações e distinções recebidas por Fraústo da Silva.

Antigo ministro da Educação e fundador da Universidade Nova de Lisboa João Fraústo da Silva morreu na sexta-feira em Lisboa, aos 88 anos, vítima de doença respiratória, disse, este sábado, uma fonte familiar à agência Lusa.

Nascido em Tomar em 30 de agosto de 1933, João Fraústo da Silva, licenciado em Engenharia Química e Industrial pelo Instituto Superior Técnico e Doutor em Química pela Universidade de Oxford, ocupou diversos cargos ao longo da sua carreira.

Foi o primeiro reitor da Universidade Nova de Lisboa (1973-1975) e também presidiu ao Instituto Nacional de Administração.

De 12 de junho de 1982 a 09 de junho de 1983, desempenhou o cargo de ministro da Educação e Universidades no VIII Governo Constitucional, liderado por Francisco Pinto Balsemão.

Leia Também: Marcelo recorda "marca intemporal de excelência" de João Fraústo da Silva

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório