Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Marcelo recorda "marca intemporal de excelência" de João Fraústo da Silva

O Presidente da República considerou, este sábado, que o antigo ministro da Educação e fundador da Universidade Nova de Lisboa João Fraústo da Silva, falecido na sexta-feira, deixou uma "marca intemporal de excelência".

Marcelo recorda "marca intemporal de excelência" de João Fraústo da Silva
Notícias ao Minuto

15:30 - 11/06/22 por Lusa

País João Fraústo da Silva

"Os seus contributos para o serviço público e como investigador em Química enriqueceram o nosso país, tendo deixado uma marca intemporal de excelência", referiu Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota divulgada, este sábado, na página oficial da Presidência da República.

O antigo ministro da Educação e fundador da Universidade Nova de Lisboa João Fraústo da Silva morreu na sexta-feira em Lisboa, aos 88 anos, vítima de doença respiratória, disse, este sábado, uma fonte familiar à agência Lusa.

Endereçando as "mais sentidas condolências" à família, amigos e colegas do antigo ministro da Educação, o Chefe de Estado sublinhou que a "prestigiada carreira internacional" de João Fraústo da Silva é "testemunho da sua erudição".

Tendo-se destacado, acrescentou, como diretor do Instituto Superior Técnico, reitor fundador da Universidade Nova de Lisboa, presidente do Gabinete de Estudos e Planeamento da Ação Educativa do Ministério da Educação Nacional, ministro da Educação e Universidades no VIII Governo Constitucional, presidente da Fundação Centro Cultural de Belém e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Oriente.

"Mas foi enquanto presidente do INA [Instituto Nacional de Administração] que tive a oportunidade de com ele conviver e colaborar mais de perto, de conhecer a excelente obra que ali desenvolveu", ressalvou.

Na mensagem, Marcelo Rebelo de Sousa ressaltou o facto do antigo ministro ter recebido vários prémios e condecorações, incluindo a de Oficial da Legião de Honra (França), a de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública e a de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Nascido em Tomar em 30 de agosto de 1933, João Fraústo da Silva, licenciado em Engenharia Química e Industrial pelo Instituto Superior Técnico e Doutor em Química pela Universidade de Oxford, ocupou diversos cargos ao longo da sua carreira.

Foi o primeiro reitor da Universidade Nova de Lisboa (1973-1975) e também presidiu ao Instituto Nacional de Administração.

De 12 de junho de 1982 a 09 de junho de 1983, desempenhou o cargo de ministro da Educação e Universidades no VIII Governo Constitucional, liderado por Francisco Pinto Balsemão.

Fraústo da Silva é autor de seis livros e 10 manuais didáticos, três teses, mais de 180 artigos científicos publicados em revistas nacionais e estrangeiras especializadas, cerca de 40 estudos, relatórios e artigos sobre problemas das Políticas da Educação e da Ciência, várias patentes e cerca de 180 comunicações apresentadas a congressos nacionais e internacionais.

Leia Também: Marcelo preocupado com fecho de urgências de obstetrícia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório