Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Publicado acórdão do TC que declara inconstitucional lei dos metadados

O acórdão do Tribunal Constitucional que declara a inconstitucionalidade da lei que permite o recurso aos metadados das comunicações eletrónicas para efeitos de investigações de crimes foi hoje publicado em Diário da República (DR).

Publicado acórdão do TC que declara inconstitucional lei dos metadados
Notícias ao Minuto

12:48 - 03/06/22 por Lusa

País Diário da República

O Tribunal Constitucional (TC) anunciou em 27 de abril ter declarado inconstitucionais as normas da chamada "lei dos metadados" que determinam a conservação dos dados de tráfego e localização das comunicações pelo período de um ano, visando a sua eventual utilização na investigação criminal.

Num acórdão proferido no dia 19, o TC entendeu que guardar os dados de tráfego e localização de todas as pessoas, de forma generalizada, "restringe de modo desproporcionado os direitos à reserva da intimidade da vida privada e à autodeterminação informativa".

O possível impacto desta decisão nos processos com recurso a metadados na investigação criminal desde 2008 está já a ser questionado por diferentes agentes do setor judiciário.

O Presidente da República já anunciou que vai solicitar ao TC a fiscalização preventiva da nova lei sobre os prazos e condições para armazenamento de metadados das comunicações.

Leia Também: Metadados. PSD reformula proposta para ultrapassar inconstitucionalidades

Recomendados para si

;
Campo obrigatório