Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

"A morte de Raquel Seruca empobrece a comunidade científica portuguesa"

Reação do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, à morte da investigadora.

"A morte de Raquel Seruca empobrece a comunidade científica portuguesa"
Notícias ao Minuto

15:21 - 30/05/22 por Notícias ao Minuto

País Raquel Seruca

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, recorreu à rede social Twitter para prestar uma breve homenagem a Raquel Seruca, investigadora tida como uma referência mundial no estudo do cancro gástrico que morreu aos 59 anos de idade.

"A morte de Raquel Seruca empobrece a comunidade científica portuguesa, que tanto lhe devia", pode ler-se na referida publicação. "Enluta também a Universidade e a cidade do Porto. Até sempre, Raquel!", escreve ainda Augusto Santos Silva.

Anteriormente, também António de Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto (UP), instituição onde a investigadora lecionava, quis "manifestar o reconhecimento da UP pelo admirável percurso académico e científico da professora Raquel Seruca",  a quem a instituição prestou assim a sua "sentida homenagem".

Raquel Seruca, natural do Porto, era vice-diretora do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) e líder do grupo 'Epithelian Interactions in Câncer' no i3S.

A investigadora obteve a licenciatura em Medicina em 1986 e o doutoramento em 1995, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e realizou um pós-doutoramento na Universidade de Groningen, Países Baixos, em 1998.

Ao longo da sua carreira obteve vários prémios - entre os quais, o mais recente, o prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras de Ciência 2021, pelo seu contributo no desenvolvimento do projeto do Porto Comprehensive Cancer Centre.

O funeral de Raquel Seruca realiza-se na terça-feira, às 15h00, na Igreja de Cedofeita.

Leia Também: Universidade do Porto lembra "extraordinário contributo" de Raquel Seruca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório