Meteorologia

  • 04 JULHO 2022
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 28º

Marcelo. "Ninguém ignora o percurso e a personalidade de Mário Mesquita"

O Presidente da República deixou uma homenagem a Mário Mesquita.

Marcelo. "Ninguém ignora o percurso e a personalidade de Mário Mesquita"

Numa nota no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa prestou homenagem e enviou à família de Mário Mesquita "sentidas condolências".

"Ninguém que tenha vivido a política e o jornalismo portugueses do último meio século ignora o percurso e a personalidade de Mário Mesquita", escreveu o Presidente da República.

Acrescentou que quem, tal como  ele, conviveu com Mário Mesquita, "conhece também, ou conhece por maioria de razão, características suas a que não deixava de atribuir um certo cunho 'açoriano', ou não fosse micaelense: a independência, a coragem, a determinação e o humor".

O Presidente da República recordou que Mário Mesquita foi oposicionista ao antigo regime, pertenceu à CDE, foi fundador do PS e foi seu colega na constituinte e deputado. Quanto ao jornalismo, formou-se como jornalista e dirigiu o Diário de Notícias e o Diário de Lisboa, tendo ainda assumido o cargo de professor de jornalismo e membro da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Também o Presidente da Assembleia da República Portuguesa, Augusto Santos Silva, deixou uma mensagem nas redes sociais a lamentar "profundamente a morte de Mário Mesquita".

Foi esta sexta-feira anunciado o falecimento de Mário Mesquita que terá sido vítima de uma crise cardíaca

De recordar que o professor e investigador em jornalismo foi provedor dos leitores do DN entre 1997 e 1998 e ajudou a criar a licenciatura em jornalismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, na qualidade de professor associado convidado e foi professor auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa.

Enquanto jornalista foram-lhe atribuídos vários prémios e é autor de oito livros sobre comunicação social.

Leia Também: Mário Mesquita. SPA recorda "combatente pela liberdade de informação"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório